Marinha diz que 80 mil toneladas de minério já foram retiradas do Stellar Banner, encalhado na costa do MA
Operação segue para que mais 60 mil toneladas de minério de ferro sejam removidas do navio e em seguida, tenha início a fase de reflutuação da embarcação

A Marinha do Brasil informou por meio de nota na noite desta quinta-feira (14) que já foram retiradas cerca de 80 mil toneladas de minério de ferro do navio mercante Stellar Banner, de propriedade da empresa Polaris, que está encalhado há mais de dois meses na costa do Maranhão.
Segundo a Marinha, a operação segue para que mais 60 mil toneladas de minério de ferro sejam removidas do navio e em seguida, tenha início a fase de reflutuação da embarcação.
Segundo a Marinha, o Stellar Banner “continua estável, assentado no leito marinho. Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação”.
A Marinha disse que a operação tem a sua supervisão por meio do Navio de Apoio Oceânico Iguatemi, responsável pela execução do Plano de Reflutuação e Salvatagem, “aprovado pelo Comando do 4º Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais (Sema).
Área afetada
A área afetada no casco do navio é de cerca de 25 metros, segundo o chefe de Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Robson Neves Fernandes. Atualmente, não há registro de vazamentos.
No dia 28 de fevereiro, o Ibama havia verificado o vazamento de 333 litros de óleo no mar e o poluente havia se espalhado por uma área de 0,79 km². Um dia depois, o instituto afirmou que não visualizou mais as manchas de óleo encontradas anteriormente.
Inquérito
A Superintendência da Polícia Federal (PF) no Maranhão informou que abriu um inquérito para apurar possível crime ambiental no acidente do Stellar Banner. Antes, a Marinha já tinha informado que instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso.
Acidente com o Stellar Banner
O navio Stellar Banner sofreu duas fissuras no casco no dia 25 de fevereiro, logo após ter saído do Terminal Portuário da Ponta da Madeira em São Luís, com destino a um comprador em Quingdo, na China. A embarcação possui capacidade para 300 mil toneladas de minério de ferro e tem 340 metros de comprimento, o equivalente a dois campos de futebol.
O navio tinha 20 tripulantes, sendo 12 coreanos e oito filipinos. Após o resgate, seis estão ajudando na operação de salvatagem e seguindo as instruções da Capitania dos Portos. A Polaris informou que os outros 14 tripulantes da embarcação já estão em terra firme e devem ser repatriados.