Educação

Coronavírus: Governo avalia adiar o Enem

Hipótese de que o Exame possa ficar para 2021 também não é descartada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia adiarem pelo menos 15 dias, o Exame Nacional de do Ensino Médio (Enem). O motivo é a crise na saúde pública devido ao novo coronavírus. Por isso, a quantidade de dias ainda é avaliada, uma vez que as medidas de isolamento são estudadas e atualizadas diariamente por governadores e prefeitos. Todos os estados do País e o Distrito Federal suspenderam as aulas devido à pandemia.

De acordo com O Globo, nas discussões internas sobre o adiamento, há quem defenda que sejam 20 dias depois do previsto. Conforme calendário divulgado pelo Inep, as provas deveriam ocorrem em 11 e 18 de outubro na modalidade virtual e, no formato tradicional, em 1º e 8 de novembro.

Apesar de a decisão ser do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o argumento utilizado é o calendário escolar atrasado e o tempo insuficiente para repassar o conteúdo aos estudantes. Os responsáveis não descartam também postergar o Enem para 2021. Os impactos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também são estudados.

Com edital ainda em processo de finalização, é possível que os prazos de inscrição e solicitação de isenção também sejam alterados. Conforme apuração do O Globo, os técnicos também rejeitam a possibilidade de realizar o Exame apenas diigitalmente. Já que nem todos os candidatos detém de meios para responder as provas nesse formato.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo