Educação

Maranhão vai ter 60 escolas integrais da rede estadual em 2020

Antes de 2015, elas não existiam. De lá para cá, foram abertas 49. E no próximo ano, serão 60 no total. Essa é a trajetória das escolas em tempo integral no Maranhão.

São dois tipos de escolas em tempo integral mantidas pelo Governo do Estado: o Centro Educa Mais e o IEMA.

O primeiro são escolas regulares de ensino médio, mas com um currículo mais completo e diversificado que as de meio turno. O segundo oferece ensino profissionalizante no ensino médio. Ou seja, o aluno sai formado também em uma profissão.

Hoje, existem 36 Educa Mais. Em 2020, serão abertas mais dez unidades, chegando a 46. Mas duas vão se tornar unidades do IEMA. Logo, são 44.

As unidades plenas do IEMA – que são de tempo integral – atualmente são 13. No ano que vem, serão mais três, chegando a 16, contando com a conversão dos dois Centros Educa Mais.

Ou seja, 44 Centros Educa Mais e 16 IEMAs. No total, 60 escolas de tempo integral.

Iema

As inscrições para o IEMA estão abertas até o dia 23 de novembro.

As três novas unidades plenas estão em São Luís (Anil, Bacelar Portela e Gonçalves Dias). A única unidade que não terá disputa pelas vagas é a do Anil. A escola foi incorporada ao IEMA, e seus alunos automaticamente garantiram a matrícula.

As inscrições são exclusivamente online. Para a seleção, serão analisadas as notas de português e matemática do 8º apresentadas pelo estudante no ato da inscrição.

Além das notas, outro critério levado em consideração é a distância da residência do candidato até a unidade plena em que tem interesse de estudar. A divulgação dos selecionados será no dia 20 de dezembro, no site do Instituto.

O site do IEMA é o iema.ma.gov.br

O edital com todas as instruções está em http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2019/10/EDITAL-DE-PROCESSO-SELETIVO-IEMA-N-18.pdf

E a ficha de inscrição pode ser encontrada em web.iema.ma.gov.br/seletivo_iema

Educa Mais

Os novos Centro Educa Mais serão os seguintes: Força Aérea Brasileira, Professor Ignácio Rangel, Paulo VI, Desembargador Sarney, Sousândrade (São Luís); Raimundo João Saldanha (Rosário); Ana Isabel Tavares (Dom Pedro); Raimundo Nonato Ferro do Lago (Bacabal), Anna Bernardes (Timon) e Newton Bello (Santa Helena).

“Eu estou muito feliz, porque aqui no nosso bairro terá uma escola de tempo integral e o meu filho vai estudar nela. Eu já estava na esperança de conseguir uma escola assim. Agora não precisarei sair do bairro”, diz Ludmila Pizon, moradora do bairro São Francisco.

As pré-matrículas estão previstas para a primeira quinzena de dezembro. A matrícula e a rematrícula, para janeiro de 2020.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo