Em um vídeo emocionante de pouco mais de nove minutos, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), faz um desabafo e escancara a tentativa de golpe que a quadrilha Brandão, comandada pelo governador Carlos Brandão, estaria tentando fazer contra ele.
No relato, o vice-governador afirma estar sendo vítima de uma forte perseguição política por parte do governador Brandão, que tenta, a todo custo, emplacar uma oligarquia familiar e se perpetuar no poder, empurrando goela abaixo o seu sobrinho para a sucessão ao Governo do Estado. Camarão classificou o governador e seus aliados como traidores que estão destruindo o estado do Maranhão.
O vice-governador disse que tem uma conduta idônea, que não há nada a esconder e que essa CPI que está sendo criada é uma verdadeira armação e canalhice, baseada em um processo que está em sigilo, que foi vazado do Ministério Público para um blogueiro, ao qual ele mesmo nunca teve acesso direto, apenas por meio de blogs, e que o ataca e viola ele, a esposa, filhas e outros parentes, com exposição de dados pessoais. Segundo ele, estão tentando acabar com a reputação e a história política do vice-governador, e tudo isso porque ele não aceitou se curvar à quadrilha Brandão e aceitar colocar o sobrinho do governador como candidato ao governo, um indivíduo sem experiência, sem preparo, que está em uma secretaria de faz de conta. “Eu não me rendo para coronel, eu não tenho medo de coronel”, disse Felipe Camarão em um trecho do vídeo.
Felipe Camarão pontua que essa é a primeira vez na história que tentam cassar um vice-governador, o que considera uma total falta de consonância com a realidade. Segundo ele, isso ocorre porque não se rendeu nem se vendeu por um mandato de deputado federal, como teria sido proposto pela quadrilha Brandão para que desistisse de sair candidato a governador. “Brandão é traidor, eles são traidores. Não é da política, não! É traidor do povo!”
O vice-governador alertou que o “coronel oligarca” Carlos Brandão teria problemas na Justiça e fez um desafio ao governador e ao seu irmão, Marcus Brandão. Felipe ainda escancarou que o plano seria ainda mais “diabólico e audacioso”: eleger o sobrinho governador, outro sobrinho deputado federal, além do irmão e da cunhada como deputados estaduais — ou seja, a família Brandão comandando tudo.
Felipe encerrou fazendo um alerta à população de que um golpe estaria sendo implantado para estabelecer uma oligarquia e reforçou que segue na disputa ao Governo do Estado. Destacou ainda que sua trajetória, especialmente na luta pela educação do Maranhão, jamais será esquecida e que o povo do estado reconhece isso.

