De acordo com levantamento realizado pelo Jornal Itaqui-Bacanga no portal da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), 76 homicídios foram registrados entre os meses de março a maio deste ano, nos municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís, que formam a Grande Ilha.
Em março foram registradas 23 mortes violentas, abril 21, no mês de maio subiu para 32 homicídios. A maioria dos casos são de pessoas com envolvimento com crimes de tráfico de drogas, facções criminosas e assaltos, ou ainda acidentes trânsito.
Se comparado com o mesmo período do ano passado, os números são menores, foram a 61 homicídios. Na semana de 15 a 19 maio de 2020, diversas ocorrências de homicídios foram registradas. Na madrugada desta segunda-feira (18.05), foi registrado um tiroteio entre membros de facções criminosas no bairro Vila Alcione, em São José de Ribamar. No total, pelo menos 6 pessoas foram baleadas e 1 pessoa morta. Uma das guarnições, após buscas teria encontrado cerca de 3 armas de fogo, 1 mochila usadas pelos envolvidos e uma pessoa presa.
No domingo (17.05) no bairro Vila Isabel Cafeteira, um homem conhecido pela alcunha de” Paulo Orelha”, foi morto a tiros e logo em seguida com pauladas, pelo menos três indivíduos participaram da execução. “Paulo Orelha” comandava a venda de entorpecentes na região do bairro Forquilha e teria participado de um homicídio dias atrás, de um rival.
No Sábado (16.05), no bairro Vila Lobão, uma mulher matou o companheiro com golpes de faca, no bairro Vila Lobão, em São Luís. De acordo com informações de testemunhas, a mulher inicialmente identificada como Joana, desferiu diversas facadas contra o companheiro. O crime ocorreu após uma confusão entre o casal.
No entanto, a polícia tem atuado de forma preventiva deflagrando operações para evitar crime violentos como esses mencionados.