Maria Celeste – 1954

O navio de bandeira americana Maria Celeste, pegou fogo na rampa Campos Melo, a poucos metros da Avenida Beira Mar. A embarcação iniciava uma operação para transportar combustíveis através de tonéis, por meio de embarcações empurradas chamadas de Alvarengas. O acidente aconteceu na tarde do dia 16 de março de 1954. Após um curto circuito, uma das alvarengas pegou fogo e logo tomou conta de todo o navio que estava cheio de tonéis de gasolina e óleo diesel. 14 pessoas morreram. Testemunhas afirmam que os tonéis subiam em alturas acima de 35 metros, da mesma forma que as labaredas por conta do material altamente inflamável. Os destroços do Maria Celeste interditaram o canal de acesso à rampa por mais de 20 anos, quando finalmente foram retirados.

Hynday New World – 1987

O navio coreano Hyunday New World, carregado com 110 mil toneladas de carvão e 90 mil toneladas de minério de ferro deixou o porto de Ponta da Madeira com destino ao porto de Xangai, no dia 31 de março. Um defeito na casa de máquinas comprometeu a manobrabilidade do navio, que foi jogado jogado em um banco de areia conhecido como Cavalos, onde os seus destroços permanecem encobertos. Até hoje pouco ou quase nada se sabe sobre as verdadeiras causas do acidente.

Navio Orad Nassau – 1990

Mesmo depois de encalhar no bando de areia Cavalos, o navio Hyunday New World continuou gerando acidentes na Baía de São Marcos.

O navio Orad Nassau, que estava carregado com 33 mil toneladas óleo diesel, se chocou com os destroços do navio coreano e parte de sua carga foi jogada ao mar, causando um dos mais graves acidentes ecológicos já registrados na principal rota portuária do Maranhão.