Estilo de vida

Como diminuir o colesterol alto? Conheça 3 alimentos que prometem ajudar

As pessoas só costumam se preocupar com ele quando os exames vêm alterados e a dieta precisa mudar. Mesmo que a substância seja necessária para o bom funcionamento do corpo humano, o excesso pode causar sérias doenças cardiovasculares.

O QUE É O COLESTEROL?

“É uma substância parecida com gordura que se encontra em todas as células do corpo e necessária para produzir hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam na digestão”, explica o portal medico Medline Plus.

Existem dois tipos:

Colesterol bom (HDL): Transporta a substância de outras aprtes do corpo até o fígado, órgão que posteriormente elimina substância do corpo.

Colesterol ruim (LDL): Em níveis altos, acumula nas artérias.

 Acredite na força do verde! Duas bebidas detox que ajudam a controlar o colesterol

 

O principal causador de problemas com colesterol é levar hábitos não muitos saudáveis à mesa. Comer muitos alimentos fritos, gorduras saturadas e produtos lácteos também podem aumentar os níveis. Deixar de fazer atividades físicas e hábitos como fumar pode contribuir.

Pessoas com altos níveis de colesterol no sangue não apresentam sintomas, de acordo com o laboratório LGS Analisis, mas alguns sinais podem indicar que há algo de errado com a sua saúde:

  • Indigestão
  • Dor no peito e na cabeça
  • Muita agitação ao exercitar-se
  • Boca pastosa, seca e mal hálito
  • Perda de equilibrio

Em casos extremos, o paciente se dá conta dos níveis altos quando sofre um ataque de coração ou um acidente vascular cerebral (AVC). O melhor é fazer um exame de sangue periodicamente para checar.

O QUE COMER PARA DIMINUIR O COLESTEROL NO SANGUE?

Leguminosas:feijões, soja, lentilha, são algumas das indicações.

A fibra solúvel desses grãos facilita a expulsa-lo por meio das fezes. Meia xícara por dia já é o necessário para sentir algumas mudanças, indica o portal Saber Vivirk da TVE.

Aveia: este cereal contém betaglucano, outra fibra solúvel em água que ajuda a diminuir os níveis de LDL.

Chá verde: o antioxidante presente nesta erva, a epigalocatequina ou EGCG, ajuda a reduzir consideravelmente os níveis no sangue.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar