Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Suspeito de série de assaltos a cooperativas financeiras é preso em São Luís

Um homem suspeito de envolvimento em uma série de assaltos a cooperativas financeiras foi preso na tarde desta sexta-feira (30), em São Luís. Ele é apontado como participante de um roubo ocorrido em uma agência instalada em um shopping da capital maranhense, de onde os criminosos conseguiram fugir após a ação.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, o suspeito aparece em imagens de câmeras de segurança portando arma de fogo e agredindo uma funcionária durante o assalto. Após trabalho de monitoramento, ele foi localizado no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana.

Segundo o superintendente da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), delegado Augusto Barros, o homem já vinha sendo procurado há algum tempo, possui antecedentes por roubo e já havia passado pelo sistema prisional. As investigações indicam que, nos últimos meses, ele passou a direcionar suas ações criminosas para cooperativas de crédito.

Ainda conforme a Seic, o suspeito tentou assaltar uma cooperativa no bairro João Paulo, mas não conseguiu acessar o local por causa da porta giratória. Em novembro de 2025, ele teria participado de um assalto no bairro Cohab e, no início deste ano, uma nova ação criminosa foi registrada em uma cooperativa localizada em um shopping da capital. Em razão dessa sequência de crimes, dois mandados de prisão foram expedidos contra o investigado.

Durante a tentativa de cumprimento dos mandados, o suspeito estava armado e reagiu à abordagem policial. Houve confronto, ele foi baleado e socorrido, sendo encaminhado ao Hospital Socorrão II.

O delegado destacou que os crimes chamaram atenção pela ousadia, já que ocorreram em locais com forte esquema de segurança e grande circulação de pessoas, como cooperativas financeiras e shopping centers. Segundo a polícia, a repetição das ações contribuiu para a identificação do suspeito.

Outro envolvido que também aparece nas imagens do assalto já havia sido preso anteriormente no interior do Maranhão. As investigações seguem em andamento para identificar e localizar outros possíveis participantes dos crimes contra instituições financeiras na Grande Ilha.

Sair da versão mobile