Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Polícia Federal cumpre mandados no MA em operação de combate a exploração sexual infantil

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 2, mais uma ação voltada ao enfrentamento de crimes de exploração sexual infantil praticados em ambiente virtual. A nova fase da Operação Conteúdo Proibido, a 18ª desde que foi criada, ocorreu no município de Joselândia, interior do Maranhão, onde equipes cumpriram três mandados de busca e apreensão.

Os alvos da operação são investigados por armazenar e compartilhar imagens e vídeos contendo cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Durante as diligências, os agentes apreenderam celulares, computadores e outros dispositivos que, agora, serão submetidos à análise pericial para a coleta de evidências digitais.

A Polícia Federal destacou que a operação reforça o trabalho contínuo de monitoramento, investigação e repressão a crimes desse tipo, que têm crescido com o maior acesso às plataformas digitais. “Essa é uma frente permanente de combate. Cada fase permite identificar novos envolvidos e interromper redes de disseminação de conteúdos ilícitos”, informou a corporação.

Além das ações repressivas, a PF voltou a chamar atenção para a necessidade de vigilância no uso da internet por crianças e adolescentes. A instituição recomenda que pais e responsáveis acompanhem de perto a navegação dos menores, conversem sobre segurança digital e as possíveis abordagens de desconhecidos em ambientes virtuais.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados poderão responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como armazenamento e disponibilização de conteúdo de exploração sexual infantil. As penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão.

Sair da versão mobile