Um incêndio em uma subestação de energia localizada no Paraná na madrugada desta terça-feira (14), impactou na falha do fornecimento de energia no Maranhão, em 13 estados e no distrito federal.
O incêndio causou o desligando de toda a subestação de 500 kV e ocasionou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
O restabelecimento total da energia na área de concessão da Equatorial Maranhão foi concluído às 01h30 da madrugada.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou sobre o assunto em uma entrevista para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Não foi falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre liga para aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje nós temos muita energia”, afirmou o ministro na entrevista.
A Equatorial Maranhão informou em nota que a falta de transmissão ocorreu por volta das 00h32, e que foi afetada por uma atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A recomposição da carga foi coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e o restabelecimento total da energia na área de concessão da Equatorial Maranhão foi concluído às 01h30.
A distribuidora acompanha o caso junto ao ONS, que segue apurando a causa exata do evento.