Uma ação da Agência Regional de Inteligência do CPAM Sul resultou, na tarde desta quarta-feira (8), na prisão e recaptura de Marcos Victor Silva Costa, de 30 anos, conhecido como “Marquinho”, fugitivo do sistema penitenciário de Pedrinhas há cerca de três anos.
O mandado de prisão contra ele foi expedido pela 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís (TJMA), com validade até 5 de setembro de 2038. Marcos Victor responde por roubo (art. 157 do Código Penal) e receptação qualificada (art. 180, §2º, CPB).
A prisão ocorreu por volta das 17h10, na Avenida Piancó, no bairro Vila Embratel (Área Itaqui-Bacanga de São Luís), durante levantamentos de inteligência sobre suspeitas de receptação e desbloqueio de aparelhos celulares roubados.
Segundo o relatório policial, os agentes faziam vigilância na região quando avistaram um homem em atitude suspeita na garupa de uma motocicleta. Durante a abordagem, o indivíduo tentou se identificar com outro nome, mas acabou admitindo ser fugitivo e revelou sua verdadeira identidade, Marcos Victor Silva Costa.
Com ele, os policiais encontraram três celulares, e em seguida, o suspeito confessou que comprava aparelhos roubados, realizava o desbloqueio e revendia os produtos. O piloto da motocicleta, identificado como motorista de aplicativo, foi liberado após comprovar não ter envolvimento com o crime.
Conduzido pelos agentes, “Marquinho” levou a equipe até o Residencial Piancó 04, também na Vila Embratel, onde mora com a companheira Maria Helena da Silva Santos, de 27 anos. Ela permitiu a entrada dos policiais, que encontraram diversos aparelhos celulares de diferentes marcas e modelos, além de folhas de papel alumínio, possivelmente usadas em tentativas de desbloqueio de aparelhos.
Durante a revista, o suspeito confirmou que todos os celulares eram adquiridos sem comprovação de origem, muitos provenientes de roubos e furtos.
Ao todo, foram apreendidos: 05 celulares Motorola; 09 celulares Samsung; 04 iPhones; 03 celulares Redmi; 03 folhas de papel alumínio.
Após receber voz de prisão em flagrante, “Marquinho” foi conduzido sem lesões corporais ao Plantão Central do Itaqui-Bacanga, onde foi autuado por receptação qualificada e teve cumprido o mandado de prisão pendente.
O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil do Maranhão, que investigará a origem dos aparelhos apreendidos e possíveis conexões com outras ocorrências de furto e roubo de celulares na capital.