Uma operação integrada entre a Polícia Civil do Maranhão e a Polícia Federal resultou na prisão de um homem acusado de sequestrar a própria filha, uma criança de pouco mais de um ano. Ele foi capturado nesta terça-feira (7), na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, fronteira com Ponta Porã (MS).
De acordo com as autoridades, o suspeito estava foragido desde 30 de setembro, quando saiu com a filha em São Luís e não retornou à residência da mãe, que possui a guarda unilateral da criança.
Após diligências, o homem foi localizado inicialmente em Ponta Porã (MS), mas fugiu e cruzou a fronteira antes de ser preso. Com o apoio da Polícia Nacional Paraguaia e da adidância da Polícia Federal no país vizinho, ele foi encontrado por volta do meio-dia.
A menina foi localizada em segurança, junto com o pai, e está sob custódia das autoridades paraguaias. A previsão é que ambos sejam deportados para o Brasil nas próximas horas e entregues à Polícia Federal. A mãe da criança deve seguir para o Mato Grosso do Sul para reencontrar a filha.
Entenda o caso
O desaparecimento foi registrado no dia 30 de setembro, em São Luís, quando Diody Maicon Costa saiu com a filha sob o pretexto de consertar um notebook e não retornou. A mãe, Daniele Costa Ferreira, passou o dia tentando contato com o ex-companheiro, que respondeu a algumas mensagens antes de desaparecer.
Ao perceber o sumiço da certidão de nascimento da menina, Daniele suspeitou que o homem havia fugido com a filha. Poucos dias depois, ele postou um vídeo nas redes sociais mostrando a criança dormindo e afirmando estar “em outro continente”, sob “leis islâmicas”, e que não pretendia voltar ao Brasil.
“Ela é minha filha, inclusive está aqui, acabou de almoçar, brincou um pouquinho, está no soninho da tarde dela. Eu estou em um outro continente, sou um cidadão desse país (…). Brasil nunca mais”, declarou no vídeo.
O casal, que estava separado, mantinha uma relação conturbada, segundo familiares. O caso segue sob investigação da Delegacia Especial de São José de Ribamar, responsável por apurar os desdobramentos do crime.