Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

CPMI do INSS: Vice-presidente critica ausência de lobista e convoca esposa e filho

Duarte Jr. vice-presidente da CPMI do INSS (Com informações de Metrópoles e O Antagonista)

O vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), criticou nesta segunda-feira (15) a ausência de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, na sessão do colegiado. O lobista, suspeito de ser um dos principais articuladores do esquema investigado, teve o comparecimento tornado facultativo por decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Duarte Jr. lamentou publicamente a ausência e anunciou a convocação da esposa e do filho de Antunes para prestarem depoimento à comissão. O lobista havia sido convocado para depor nesta segunda, mas optou por não comparecer após a decisão do STF, tomada na semana passada.

“Inacreditável. Milhares de aposentados foram lesados. O Careca perdeu a chance de se explicar e decidiu não vir”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais.

Apesar da decisão judicial garantindo o direito de não comparecimento, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que Antunes havia inicialmente confirmado presença na sessão.

A comissão apura fraudes em concessões de benefícios previdenciários e suposto envolvimento de agentes públicos e intermediários em um esquema bilionário.

Sair da versão mobile