Uma ação da Agência Regional de Inteligência do Comando de Policiamento de Área Metropolitana Sul (CPAM Sul) resultou na prisão de um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, no fim da tarde desta sexta-feira (29), no bairro Vila Verde, região do Anjo da Guarda, em São Luís.
O homem identificado como Alciney Franco Pereira, de 25 anos, conhecido pelo apelido de “Pipoquinha”, foi preso em flagrante após tentativa de fuga. Segundo a polícia, ele seria integrante de uma facção criminosa local, com possíveis ligações com o Terceiro Comando Puro (TCP), organização criminosa originária do Rio de Janeiro.
A prisão ocorreu por volta das 17h40, na Rua da Brita, área conhecida como PROAB. De acordo com o relatório da ocorrência, denúncias anônimas apontavam o envolvimento de Pipoquinha e comparsas com o tráfico de entorpecentes, além de relatos de ameaças a moradores e disparos de arma de fogo na região.
Após monitoramento e levantamento de informações, a equipe da inteligência realizou a abordagem no endereço indicado. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos tentaram fugir, entrando em uma residência. Durante a perseguição, Alciney foi capturado e, com ele, foi apreendido um vasto material relacionado ao tráfico de drogas.
Material apreendido:
-
1 pistola PT 59, calibre .380, da marca Taurus (numeração AEK811903), oxidada;
-
1 carregador de pistola e 5 munições intactas calibre .380;
-
3 balanças de precisão;
-
15 porções embaladas de substância semelhante à maconha;
-
3 porções médias de maconha e 1 barra de skunk (maconha concentrada);
-
11 porções de substância semelhante ao crack;
-
2 rádios comunicadores;
-
2 celulares (Samsung e Realme);
-
1 cordão e 1 pulseira dourados;
-
Papel filme (utilizado para embalar drogas);
-
Rodo de embalagem.
Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito confessou envolvimento direto com o tráfico e afirmou integrar tanto o “Bonde dos 40” quanto o TCP. As facções seriam responsáveis por movimentações criminosas no Maranhão e em outros estados.
Após ser detido, Alciney foi encaminhado sem lesões corporais ao Plantão da Delegacia Itaqui-Bacanga, onde foi autuado por tráfico de drogas (Art. 33 da Lei 11.343/2006) e porte ilegal de arma de fogo (Art. 14 da Lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento). A polícia segue com as investigações para identificar outros envolvidos.