A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico – SENARC, da Polícia Civil do Maranhão, apresentou o relatório semestral de apreensões de drogas e armas de fogo referente ao ano de 2025, com um aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2024.
De acordo com o relatório, comparando-se ao primeiro semestre de 2024, houve um aumento de 199% nas apreensões de drogas, o que gerou um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais) para o tráfico. Além da expressiva quantidade de entorpecentes apreendida, a SENARC também registrou crescimento no número de armas retiradas de circulação.
Dentre os departamentos de atuação da Superintendência, a área Sul, coordenada pelo Delegado Fernando Guedes, destacou-se como a mais efetiva em apreensões de drogas, com mais de meia tonelada de entorpecentes confiscados.
Outro fato relevante ocorreu no dia 31 de março deste ano, quando a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão realizou a incineração das drogas apreendidas em 2024, avaliadas em cerca de R$ 5 milhões.
Destacam-se, ainda, as ações integradas com as Polícias Militar e Rodoviária Federal, que resultaram em apreensões significativas nas rodovias federais. A atuação conjunta dessas instituições fortalece, de forma contínua, o combate ao tráfico de drogas no Estado.
O Superintendente da SENARC, Delegado Carlos Alessandro, enfatizou que os números alcançados são fruto do comprometimento de todo o sistema de segurança pública do Maranhão e garantiu a continuidade das ações, com o objetivo de intensificar as apreensões e a incineração de substâncias entorpecentes.