Durante uma ação de fiscalização realizada na última semana no município de Caxias, na Região dos Cocais, setores do supermercado Mix Mateus foram interditados após a identificação de diversas irregularidades sanitárias. As inspeções ocorreram na quarta-feira (18) e resultaram no fechamento temporário das áreas de pescados e de margarina da unidade.
Entre os principais problemas encontrados estão pescados expostos com presença de moscas, potes de margarina fora da temperatura recomendada, alimentos com validade vencida, ovos contaminados com larvas, além de produtos mal armazenados, utensílios enferrujados e embalagens danificadas. Ao todo, foram recolhidas 190 cartelas de ovos impróprios para consumo.
O supermercado terá um prazo de 30 dias para corrigir todas as pendências. A reabertura dos setores interditados só poderá ocorrer após apresentação de laudo técnico que comprove a regularização das condições sanitárias.
Outros estabelecimentos também foram autuados
Ainda em Caxias, o Mercado Paulistano foi autuado por comercializar produtos impróprios para o consumo e por irregularidades como ausência de preços em prateleiras.
A operação também passou por postos de combustíveis na cidade, onde foram verificados aspectos como qualidade do produto, volume comercializado e preços cobrados.
Nos municípios de Bacabal e Aldeias Altas, supermercados e postos de combustíveis também foram alvo da ação. Em Bacabal, foram encontrados produtos vencidos, embalagens violadas e armazenamento inadequado. Já em Aldeias Altas, a fiscalização concentrou-se nos combustíveis ofertados à população.
Agências bancárias em cidades da região também foram inspecionadas. Em algumas unidades do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, foram identificadas falhas documentais e prestadas orientações aos consumidores.
As ações de fiscalização seguem de forma contínua em diversas regiões com o objetivo de assegurar produtos seguros e condições adequadas para os consumidores.