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Bradesco, Santander e Banco do Brasil implementam sistema de alerta contra golpes telefônicos

Por exemplo, consumidor precisa ficar atento a emails suspeitos

Ilustrativo

Três dos maiores bancos do Brasil em número de clientes (Bradesco, Santander e Banco do Brasil) confirmaram que vão aderir ao sistema Origem Verificada.

A ferramenta foi lançada pela Anatel em parceria com operadoras de telefonia para combater chamadas automáticas (as chamadas “robocalls”) e golpes por telefone, como o famoso “golpe do 0800”.

O sistema permite que o celular do usuário identifique automaticamente a empresa responsável por uma ligação, mesmo que o número não esteja salvo nos contatos.

Com isso, a Anatel espera reduzir os casos em que criminosos se passam por centrais de bancos para aplicar fraudes, especialmente as que envolvem falsas compras ou transferências via PIX.

Apesar da confirmação, os três bancos ainda não divulgaram uma data para implementar o sistema.

Outras instituições de grande porte — como Nubank, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Mercado Pago — disseram que ainda avaliam se vão aderir à ferramenta.

Já PicPay, PagSeguro e Banco Inter não responderam se pretendem adotar o recurso ou sequer se estão analisando essa possibilidade.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que não acompanha a adesão dos bancos à nova tecnologia, destacando que a decisão de integrar o Origem Verificada é de responsabilidade individual de cada instituição.

COMO FUNCIONA O ORIGEM VERIFICADA

O Origem Verificada é gratuito para os consumidores e não exige a instalação de aplicativos. No entanto, a identificação da chamada só aparece se a empresa que está ligando contratar o serviço junto à operadora — e se o celular do destinatário for compatível com a tecnologia.

Até o momento, 52 operadoras já oferecem o sistema, incluindo as quatro maiores do país: Vivo, Claro, Oi e TIM.

Mesmo com o lançamento recente, a ABR Telecom, entidade que implementa o sistema, reconhece que a adoção ainda é baixa:

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A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa 21 empresas do setor, afirmou que todas as associadas que realizam telemarketing ativo estão testando o Origem Verificada, mas não informou quantas efetivamente utilizam o sistema no momento.

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