Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Mega Ação Social marca celebração de 189 anos da Polícia Militar do Maranhão no bairro João de Deus

Em comemoração aos 189 anos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o 6º Batalhão da PM, com apoio do Governo do Estado, da própria Polícia Militar e do Programa Pacto Pela Paz, realizará neste sábado (07), das 08h às 12h, uma Mega Ação Social no bairro João de Deus. O evento acontecerá na Praça da Juventude (Rua Guadenia Ribeiro) e no Centro de Educação Comunitário (Avenida Talles Neto), oferecendo diversos serviços gratuitos à comunidade.

A ação tem como principal objetivo promover a integração entre o Estado, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, garantindo o acesso da população a serviços essenciais, além de fortalecer as políticas públicas voltadas para a cidadania e a inclusão social.

A iniciativa é também uma forma de aproximar a Polícia Militar da sociedade, celebrando quase dois séculos de serviços prestados ao povo maranhense. Fundada em 17 de junho de 1836, a Polícia Militar do Maranhão é uma das mais antigas corporações do país e tem desempenhado, ao longo de sua trajetória, um papel fundamental na preservação da ordem pública, na proteção da vida e na promoção da paz social. Sua história se entrelaça com a evolução do Estado, sendo marcada por mudanças estruturais, modernização e ampliação da atuação em ações de caráter preventivo e comunitário.

Durante a ação, serão ofertados atendimentos como:
• Emissão gratuita da Carteira de Identidade Nacional, por meio do Instituto de Identificação da Perícia Oficial e da Secretaria de Segurança Pública;
• Emissão de certidões de nascimento e casamento, com apoio da Defensoria Pública do Estado;
• Atendimentos com Clínico Geral, Psicólogos, Dentistas, Veterinários e Assistentes Sociais;
• Serviços de Estética, como corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele, acupuntura, manicure e pedicure;
• Assistência Jurídica, incluindo orientações sobre divórcio, pensão alimentícia e registros públicos;
• Atualização e Cadastro no CadÚnico;
• Vacinação;
• Atendimento da Carreta da Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), com serviços voltados à saúde e bem-estar feminino;
• Apresentações do Canil e da Cavalaria da PMMA;
• Distribuição de cestas básicas, peixes e brinquedos infantis, além de atividades recreativas como pintura facial infantil;
• Lanches gratuitos para todos os participantes.

A emissão de documentos de identidade será um dos serviços de maior impacto, promovendo cidadania e autonomia para pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação reafirma o compromisso do Governo do Estado, sob a liderança do governador Carlos Brandão e do secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, de garantir que todos os maranhenses tenham acesso aos serviços fundamentais para o exercício pleno da cidadania.

O Programa Pacto Pela Paz conta com o apoio cultural do Jornal Itaqui-Bacanga, disponível em versões online e impressa.

Participe e convide seus vizinhos!

Apoio Cultural: www.jornalitaquibacanga.com.br

Sair da versão mobile