Uma tentativa ousada de furto mobilizou forças de segurança em Barra do Corda, município localizado no interior do Maranhão, entre a noite de quinta-feira (15) e a madrugada desta sexta-feira (16). Cinco homens armados e encapuzados invadiram o Aeroporto Regional por volta das 20h, renderam o vigilante e passaram cerca de oito horas tentando roubar uma das aeronaves estacionadas nos hangares.
Segundo as autoridades, os suspeitos acessaram o aeroporto por uma entrada lateral. O vigilante foi rendido, teve o rosto coberto com uma camisa e foi amarrado, a fim de impedir que identificasse os criminosos. Em seguida, o grupo arrombou o cadeado de um dos hangares, onde estavam duas aeronaves. Uma terceira estava posicionada em outra área do terminal.
Apesar de conseguirem acesso aos aviões, os criminosos enfrentaram um obstáculo inesperado: todas as aeronaves estavam sem bateria. Eles ainda tentaram improvisar o funcionamento dos equipamentos, utilizando inicialmente a bateria de uma motocicleta, sem sucesso. Depois, testaram a bateria de um caminhão, que também não funcionou. Por volta das 4h da manhã, frustrados, os invasores abandonaram o local e fugiram.
A Polícia Civil, sob a coordenação do delegado regional Brito Júnior, iniciou imediatamente as investigações com apoio da Guarda Municipal e outras forças de segurança. Câmeras de monitoramento da área e depoimentos de moradores devem auxiliar na identificação dos suspeitos.
O caso gerou repercussão e mobilizou autoridades. O prefeito Rigo Teles comunicou o crime ao governador Carlos Brandão e à Secretaria de Segurança Pública do Estado. O governador determinou prioridade total nas investigações e reforço nas ações de inteligência. O secretário de Segurança, Maurício Ribeiro, informou que todas as forças policiais estão empenhadas em esclarecer o caso.
Na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito se reuniu com o delegado Brito Júnior e com o secretário municipal de Segurança, James Mota, no gabinete da prefeitura. Rigo Teles também solicitou ao Comando de Policiamento do Interior (CPI) o reforço imediato da segurança na região.
As investigações seguem em andamento e ninguém foi preso até o momento.