O Hospital Dr. Carlos Macieira, que integra a rede estadual de saúde, foi certificado com o selo de UTI Eficiente. É o segundo ano consecutivo que a unidade recebe o selo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e da Epimed Solutions, que reconhecem as unidades de terapia intensiva que têm eficiência e qualidade em resolução e melhor desempenho no país.
Para Edilson Medeiros, diretor geral da unidade, as certificações são resultados de ciclos de melhorias de todo o corpo que integra a unidade hospitalar. “Realizamos constantes avaliações de indicadores e implementações estratégicas de ações. Como resultado, no ano passado recebemos o certificado da UTI Cirúrgica e agora, em 2025, além de mantermos o selo, conseguimos agregar a UTI Geral 1 também como UTI Eficiente. Quem ganha é a população, pois conta com um atendimento de alta qualidade e com muita eficiência”, detalhou.
Jania Farias, moradora de São Domingos do Azeitão, de 44 anos, acompanha a filha Raira Freitas, de 25 anos, em tratamento no HCM. Ela conta como foi o atendimento da filha e comprova a qualidade do serviço. “Aqui encontramos todos os recursos para tratamento da minha filha, a doença está controlada, ela está caminhando e saindo da ventilação mecânica e segue em reabilitação e o próximo passo vai ser se alimentar normalmente. E nós familiares estamos muito felizes pelo atendimento e recuperação dela”, contou.
A estudante de psicologia foi internada na UTI Geral 1 do Hospital Dr. Carlos Macieira com uma doença autoimune chamada de Miastenia Gravis. No hospital, a paciente recebeu todo atendimento necessário para tratamento da doença. A boa notícia é que a paciente saiu da ventilação mecânica e segue sob os cuidados da equipe de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia.
O Sistema Epimed consiste em um programa de gestão e análise de informações clínicas que ajuda a conhecer melhor o perfil do paciente, a reduzir custos associados a infecções e outros incidentes, o tempo de internação, bem como melhorar a experiência e a prestação de cuidados à saúde. A conquista do selo demonstra um comprometimento da equipe assistencial e da gestão hospitalar com a qualidade e eficiência empregada pela unidade.
Em abril de 2024, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Cirúrgica) do HCM recebeu o selo de UTI Eficiente conferido pela AMIB e Epimed, sendo o primeiro hospital público do Nordeste a receber essa certificação.
O Hospital Dr. Carlos Macieira é referência de alta complexidade na Rede Pública de Saúde do Maranhão. O hospital dispõe de 84 leitos de UTI, sendo 72 adultos, 10 pediátricos e mais 2 Geral Tipo 3, destinado a pacientes que precisam de maior tempo de permanência em cuidados intensivos. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciada pelo Instituto Acqua.

