Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Murais do programa Arte de Rua são entregues no Elevado do Jaracaty

Arte de Rua homenageia cultura reggae em murais no Elevado do Jaracaty (Foto: Divulgação)

A cultura reggae ganhou novos e vibrantes contornos na paisagem urbana de São Luís com a entrega dos murais que marcaram o pontapé inicial do programa Arte de Rua, uma iniciativa da Secretaria Estadual Extraordinária da Juventude (Seejuv) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A intervenção artística, localizada no Elevado do Jaracaty, foi realizada entre os dias 22 de fevereiro e 6 de março e homenageia dois ícones da cena reggae maranhense: DJ Nega Glícia e DJ Serralheiro.

Assinadas pelos artistas Gil Leros (MA) e Nando Pontes (RJ), as obras celebram a identidade cultural do Maranhão, destacando a importância das radiolas e dos DJs para a consolidação do reggae como um dos principais movimentos musicais do estado. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), responsável pela manutenção e limpeza do espaço.

“O programa Arte de Rua nasceu com a proposta de transformar os espaços públicos em verdadeiras galerias a céu aberto, valorizando a arte urbana e fortalecendo a identidade cultural do Maranhão. E não poderia haver melhor maneira de iniciar esse projeto do que homenageando a nossa tradição reggaeira”, destacou o secretário de Estado da Juventude, Thiago Prado.

O mural em homenagem a DJ Nega Glícia ressalta a representatividade feminina no reggae maranhense. Pioneira na cena, ela se tornou um ícone para mulheres DJs e faleceu em 2024, deixando um legado de luta e inspiração.

Já o mural de DJ Serralheiro reverencia um dos grandes nomes do reggae no Maranhão, conhecido como o “Carrasco do Reggae”, e responsável por embalar gerações com sua lendária radiola Voz de Ouro Canarinho.

Com a entrega dos murais, o programa Arte de Rua segue seu cronograma de ações, promovendo novas intervenções em diferentes pontos da cidade, sempre com a missão de democratizar o acesso à arte e valorizar a cultura maranhense.

Sair da versão mobile