Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Bom dia, Senhor Jesus! Te adoramos. Teu amor nos afaga

Por Battista Soarez

Desde quando me tornei estudioso da Palavra de Deus, tenho catalogado pontos fundamentais do conteúdo do Evangelho de Jesus que indicam a maneira correta de expressar nossa fé e nossa comunhão em profundidade. Os ensinos de Jesus apontam sempre para o chamado que nos coloca em sintonia com a unidade perfeita nEle, com Ele, por Ele e com a comunidade da fé unificada nEle, constituída por gente de carne, sangue e osso. Isto é, por seres humanos. Isso significa que Deus busca relacionamento com pessoas. Pessoas são indivíduos formados de personalidade, caráter e inteligência. Deus se relaciona, portanto, com seres inteligentes.
Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução
Lendo a Bíblia Sagrada, a gente aprende que a libertação do cativeiro no Egito tornou-se, ao longo dos séculos, o fato fundante da fé judaica. Ela é citada como exemplo maior do amor e do cuidado de Deus para com seu povo muito mais que o chamado de Abraão para formar um povo universal, dedicado em fé no Senhor. Moisés usa este exemplo mais uma vez. E acrescenta que Deus conduziu seu povo como um pai conduz seu filho ao longo do caminho, isto é, com cuidado, proteção e amor. Relacionamento criativo, dinâmico e perfeito.
A caminhada pelo deserto — para chegar à terra prometida — mostrava o quanto Deus se ocupou em cuidar de cada um de seu povo. Sempre que o povo precisava de ânimo, de força, de coragem para vencer alguma situação controversa, a trajetória do Egito até Canaã era o exemplo usado e trazia sempre novas forças.
Deus havia cuidado desta caminhada e continuaria sendo o mesmo cuidador adiante, em qualquer situação contrária. Isso vale para cada uma e cada um de nós. Deus nos acompanha desde nossa concepção e se ocupa com nossa vida, nos conduzindo em todos os caminhos, fazendo com que superemos as dificuldades que se nos acometem.
É o que nos diz o apóstolo João em sua primeira carta: “Nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor”.
Certamente é esse amor que nos fortalece e nos anima a seguir adiante. É esse amor e esse cuidado de Deus por nós, tantas vezes evidenciados pelas situações que enfrentamos, que nos mantém na fé e na confiança da presença do Senhor conosco. Só que o evento fundante da fé cristã é a ressurreição de Cristo, a qual comemoramos na Páscoa, a qual deu razão para a libertação do Egito, para o nascimento do homem Jesus e para sua morte na cruz.
Toda nossa fé está fundada em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Ali está posto e declarado o imenso e incomparável amor de Deus, o Pai, por nós, pois nos tornou suas filhas e seus filhos através do perdão concedido por Jesus Cristo.
Podemos confiar nEle e nos apegarmos ao seu amor, pois Ele nos conduz pelos desertos da vida, como um pai conduz seu filho, e nos traz a um lugar de intimidade e frescor espiritual. Confiemos nEle a cada manhã, todos os dias, todas as horas, a todos os minutos e segundos.
Que a cada dia, em todas as manhãs, ao acordarmos possamos dizer: “Bom dia, Senhor! Ouça a minha oração neste começo de dia”. E, então, ore meditando em cada palavra que você vai pronunciar em sua oração. Isso faz parte do método de você manter relacionamento e intimidade com Deus.
Sair da versão mobile