Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA DE DJALMA MELO É MARCADO POR BAIXA ADESÃO E DESÂNIMO POPULAR.

DJALMA MELO ARARI

DJALMA MELO ARARI

Aconteceu na noite do sábado (13/07), na Arena New Garage, em Arari, o lançamento da pré-candidatura de Djalma Melo (PP) à prefeitura da cidade. O evento, que chegou a ser anunciado como o marco do início de uma nova jornada política para Djalma, foi um grande fiasco de público e acabou se destacando negativamente devido à baixa adesão popular e ao clima apático que tomou conta do ambiente.

Apesar de Djalma ter um histórico significativo na política municipal arariense, com dois mandatos como prefeito e sendo responsável pela eleição do atual prefeito Rui Filho, o evento teve uma presença bastante reduzida e uma clara falta de entusiasmo por parte dos poucos presentes. O espaço escolhido para o lançamento, que comporta cerca de 800 a 1000 pessoas, estava praticamente vazio. Com base em imagens de drones, um internauta chegou a fazer o que chamou de “contagem precisa” de presentes, contando apenas 186 pessoas, entre os atores políticos, convidados, simpatizantes e trabalhadores envolvidos na organização. Nem mesmo a anunciada presença do Ministro do Esporte do governo Lula, André Fufuca, Presidente do PP no Maranhão, que foi o quinto Deputado Federal mais votado do Maranhão, com toda a sua notoriedade e prestígio, foi suficiente para atrair um público significativo ao evento.

Como era de se esperar nos dias atuais, o fiasco do evento logo se tornou alvo de comentários provocativos nas redes sociais locais. Um internauta disparou que, para quem foi prefeito por oito anos, parecia que os antigos amigos e eleitores não escutaram os anúncios e convites para o evento, pois havia mais balão do que gente. Outro internauta comentou que o cenário era de tristeza e que até os ônibus disponibilizados para o transporte de eleitores da zona rural voltaram vazios. Nem mesmo o Ministro Fufuquinha foi perdoado das provocações nas redes sociais. Um internauta ironizou que ele desceu no posto e questionou que não apareceu ninguém para lhe apertar a mão. Por fim, um internauta comentou que Djalma estava mais quebrado que arroz de terceiro.

Note o comportamento do Ministro no vídeo abaixo:

Esse cenário, que contrasta com os tempos áureos da carreira política de Djalma, reflete o desgaste do seu atual momento político e demonstra as sérias dificuldades para ele reestruturar e consolidar um grupo político que sustente de fato sua candidatura.

Apesar de ter saído do governo com a pose de um bom gestor, Djalma carrega um pesado fardo em seu histórico administrativo. Suas contas de gestão foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara dos Vereadores em duas ocasiões distintas, fato que o torna inelegível para as próximas eleições. Essa situação complica ainda mais a sua tentativa de retornar ao cargo executivo municipal, já que a rejeição de contas é um critério definitivo de inelegibilidade segundo a legislação eleitoral vigente.

Diante desse panorama, fica evidente que os ventos da política em Arari estão mudando. Com o fracasso do evento de lançamento de sua pré-candidatura, Djalma Melo enfrenta uma árdua tarefa de reestruturação e busca por apoio se quiser continuar na disputa pela prefeitura de Arari.

Sair da versão mobile