Uma operação desencadeada pela Polícia Federal (PF), batizada de ‘Iracebeth Fase II’, prendeu um criminoso de alta periculosidade em São Luís e a repressão ao tráfico interestadual de drogas entre Mato Grosso e Maranhão.
A operação é a continuação dos trabalhos da fase anterior, deflagrada em 2023, após a descoberta de uma rota de tráfico de drogas entre os estados de Mato Grosso e Maranhão.
Durante a operação, foram cumpridas ordens judiciais, e, a localização de aproximadamente 80 kg de drogas, arma de fogo, munições e também cerca de 18 mil reais em dinheiro.
A ação da PF cumpriu duas medidas cautelares deferidas judicialmente, incluindo um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.
A prisão seria referente a Ananias Abreu Nascimento, conhecido pela alcunha de ‘Bambam’, com três ciclos pelo sistema penitenciário.
Ele é considerado de alta periculosidade, com envolvimento em diversos crimes, entre eles, tráfico de drogas, homicídios, roubo, sequestro e outros. Conforme informações, ‘Bambam’ atua no estado maranhense juntamente um outro indivíduo conhecido pelo apelido de ‘Dedê’, que agem em uma espécie de rede de extermínio.
A operação da Polícia Federal contou com apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), juntamente com auxílio de um cão farejador.
De acordo com a PF, os investigados podem responder a crimes com penas que somadas superam 25 anos de prisão.