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Aos jovens, pensem em cursar as engenharias

José Reinaldo Tavares, ex-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe). Foto: reprodução

Os cursos de engenharia, principalmente engenharia civil, que no passado, há cerca de dez anos, era um dos mais procurados pelos jovens, hoje parece ter perdido a motivação. Hoje o número de alunos cursando engenharia é de cerca de apenas 20% do que foi. Esse período coincidiu com uma época prolongada de baixo emprego para engenheiros, o que desmotivou os jovens a seguir a carreira.

Porém hoje, na verdade, no governo de Carlos Brandão, teremos grandes projetos de engenharia no Maranhão com a criação de milhares de empregos para engenheiros.

E quero chamar atenção para um projeto fundamental para o desenvolvimento Brasil e do Arco Norte brasileiro, um projeto estruturante, que modernizará o país, que fará no Maranhão uma repetição do que, no passado, aconteceu no Sudeste em torno do porto de Santos. Esse projeto começou a ser implantado no ano de 1988 e só
estará completo no final desta década como será descrito em seguida.

Mas a parte maranhense começará no segundo semestre do ano que vem, com o início da construção do porto e da ferrovia.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO PROJETO- trata-se de um projeto privado, binacional, apoiado pelo Banco Mundial, pelo BID, pelo KFW, pelo Ministério dos Transportes e pelo Governo do Maranhão, formado pela Ferrovia Norte Sul (FNS), pela Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), pela Ferrovia do Maranhão (FE-317), pela EF-232 que atende Balsas e parte do Piauí, e tem como porto, um porto raro no mundo, com oito berços com 25m de profundidade cada um, capaz de receber os maiores e mais eficientes navios do mundo, os de fretes mais baixos pela enorme quantidade de cargas que transportam, e que tem as menores pegadas de carbono. Esse conjunto forma uma logística de transportes igual, ou superior, as melhores do mundo, capaz de mudar o Arco Norte
brasileiro e sobretudo o Maranhão, pois o porto será construído em Alcântara.

Um porto dessa importância ligado a uma logística de transportes ferroviária que tem acesso a todo o país, pode ter um impacto significativo no desenvolvimento econômico de uma vasta região brasileira, e traz grandes oportunidades empresariais principalmente ao seu redor. Um porto com 8 berços, todos com 25m de profundidade e que é acessado por um canal profundo exclusivo, que bem operado, elimina tempos de
espera, aumenta a eficiência de todo o sistema e assim aumenta o volume de carga manuseada, reduzindo os tempos de espera, para atracação e desatracação. Um porto de vanguarda, projetado agora, pode atrair a
melhor tecnologia portuária do mundo, e operar dentro dos mais altos padrões mundiais, atraindo empresas do setor.

Os maiores navios petroleiros, graneleiros, porta contêineres, podem atracar ampliando a gama de mercadorias que podem ser movimentadas e possibilita grande participação em rotas de comércio internacional de grandes distâncias. O aumento do comércio pode levar ao crescimento econômico da região. O Porto pode se transformar em um HUB logístico, atraindo investimentos para infraestrutura de transportes, como estradas
e ferrovias, facilitando o movimento de mercadorias. O porto pode criar empregos diretos e indiretos, desde as operações portuárias, até logística, manutenção, segurança e outros serviços relacionados.

Com isso a área de influência do porto pode se tornar atraente para o estabelecimento de zonas industriais, distritos industriais e Zonas de Processamento de Exportações-ZPE, aproveitando o acesso facilitado a
insumos e a distribuição de produtos acabados. E pode atrair projetos de energia, de hidrogênio verde, de amônia verde, que consomem grandes quantidades de energia renovável e água, pode atrair fábricas de torres
eólicas, placas fotovoltaicas, de hidrolisadores, e atividades de powershoring e com isso atrair empresários interessados em produzir produtos verdes para exportação, produtos muito valorizados internacionalmente. A amônia verde permite produzir fertilizantes nitrogenados que poderão ser vendidos em todo o Brasil, a custos muito competitivos substituindo as importações. O Brasil é hoje o maior importador de fertilizantes do mundo.

O porto pode funcionar como um ponto de integração para a região, melhorando a conectividade e o comércio com outras regiões e países, aumentando a importância e a influência política e econômica da área. Se o porto puder acomodar navios de cruzeiro, isso pode impulsionar o turismo da região trazendo benefícios econômicos adicionais.

E a infraestrutura do porto pode estimular o desenvolvimento urbano com a construção de escritórios, moradias, comércio, serviços para atender a população crescente.

Esse sistema formado por um porto de alta eficiência e ligação ferroviária com todo o país, pode aumentar a relevância da região no cenário internacional, abrindo pontes para acordos comerciais e diplomáticos.

A operação do porto deve levar em conta o impacto ambiental, incluindo a gestão de resíduos, o controle de poluição da água e a proteção da vida marinha.

Para tudo isso devemos nos preparar. É um mundo novo de oportunidades que se abre para nós, o mundo está ávido por projetos que trazem integração e cria ambientes altamente produtivos.

É um projeto muito importante para o Brasil, para o Arco Norte e sobretudo para o Maranhão e para a engenharia brasileira, que pode se modernizar em vários aspectos. É um projeto que pode criar 100 mil
empregos entre os quais milhares de empregos para engenheiros.

Se não tivermos engenheiros maranhenses bem preparados e capazes, esses empregos não ficarão vagos, mas serão ocupados por engenheiros vindos de todo o lugar.

Daí, o apelo aos jovens, os tempos difíceis estão passando para os engenheiros.

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