Final da década de 1960 São Luís já vivenciava planos de expansão, a construção da Ponte do São Francisco foi o grande símbolo dessa transição, mas a necessidade de remanejamento de algumas comunidades na região central, sobretudo, moradias mais simples que eram próximas ao Rio Bacanga já previam a construção de um aterro naquela região, uma ligação que levasse a novos caminhos de São Luís.
Uma área com grande potencial a ser explorado, onde atualmente está localizado o Porto do Itaqui.
A história da região Itaqui- Bacanga, nasce no bairro Goiabal, entre Lira e Madre Deus. Em meados de outubro de 1968, um incêndio em grandes proporções destruiu trezentas casas da comunidade, mas de duzentas vítimas, cenário que na época não permitiu que as pessoas retornassem para reconstruir suas moradias. A partir daí, surgiu a necessidade das pessoas migrarem para o lado oeste da cidade, dando início a construção da cidade industrial do Itaqui.
A área é composta pelo Rio Bacanga, onde as pessoas costumavam pescar peixes, mariscos e com grande aglomeração de pássaros nativos da região. Essa riqueza natural auxiliava na alimentação das pessoas assim que iniciou a fundação do eixo Itaqui-Bacanga, principalmente com moradores que vinham do interior do Maranhão, em especial da região da Baixada Maranhense.
A comunidade foi sendo erguida com mutirões em meio a um cenário de carência, construída quase do zero. A implantação do setor industrial é o que transforma a região, facilitando o acesso e crescimento começam a chegar.
A instalação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) permitiu esse avanço aos moradores de ter acesso a uma graduação superior, assim como ajudou a desenvolver a área Itaqui-Bacanga.
Após a fundação do principal bairro, o Anjo da Guarda, outros bairros e vilas foram sendo criados nas regiões adjacentes da área do Itaqui-Bacanga e, em 1980, foi instalado o Distrito Industrial de São Luís.
Ainda no início da formação do Eixo Itaqui-Bacanga, os moradores para ter acesso ao Centro, atravessavam em canoinhas até a construção da famosa Barragem do Bacanga, situada na Avenida dos Portugueses, assegurando aos moradores mais facilidade e segurança na mobilidade e a expansão das comunidades.
Além da parte industrial e portuária do Itaqui, também nessa região que a empresa Vale fica instalada, incluindo o Parque Botânico que é a maior área ecológica da capital, onde ocorrem visitas educativas.
A área Itaqui-Bacanga é uma região de forte capital cultural, onde ocorre o maior espetáculo a céu aberto, a Via Sacra do Anjo da Guarda. Atualmente está entre uma das regiões mais populosas de São Luís com mais de 50 bairros.
São Luís 411 anos: Os mistérios da histórica Fonte do Ribeirão