Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Líder de organização criminosa responsável por ataques a sites governamentais é preso no Maranhão

Operação Inábil prende líder de organização criminosa em Penalva

A Polícia Civil do Maranhão em uma ação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal e São Paulo, deflagrou nesta quinta-feira (10), a ‘‘Operação Inábil’, com o objetivo de desarticular uma associação cibercriminosa envolvida em uma série de ataques a sites de órgãos governamentais. De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, as diligências foram realizadas pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), tendo como alvo um suspeito no município de Penalva, a 127 km de São Luís.

As investigações apontam que os criminosos são suspeitos de ataques e tentativas de ataques a vários sites de órgãos públicos e de utilidade pública no Maranhão e no Distrito Federal, inclusive de órgãos policiais e do sistema de justiça. Dentre os domínios que sofreram ataques e tentativas, consta o da Federação do Estado do Maranhão (FAMEM) (uma falsa nota de pesar do prefeito de Alcântara, em 2023) e Polícia Civil do Maranhão e a Polícia Civil do Distrito Federal, dentre outros.

Polícia Civil encontrou material que ligam o suspeito aos crimes (divulgação)

Na cidade de Penalva, Região da Baixada Maranhense, os policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão e prisão contra um homem, apontado como sendo o líder do grupo criminoso. Na residência do investigado, foi encontrada uma série de vestígios que o ligam aos fatos investigados.

No segundo alvo da operação policial, na cidade de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, a Polícia encontrou um dos dispositivos informativos utilizados na invasão de sistemas policiais e na pichação de sites oficiais.

A Operação Inábil reforça o compromisso das autoridades em conter a crescente ameaça dos crimes cibernéticos, preservando a integridade dos sistemas governamentais e assegurando a aplicação rigorosa da lei.

O preso responderá pelos crimes de invasão de dispositivos eletrônicos, associação criminosa e corrupção de menores.

Sair da versão mobile