Na manhã desta sexta-feira, 4, uma atitude do vereador da cidade de Cândido Mendes, Cleverson Pedro Sousa de Jesus, conhecido politicamente como ‘Sababa Filho’ chamou atenção da população. Ele jogou uma grande quantidade de dinheiro pela janela da Câmara Municipal para a população que estava na rua – área externa.
Para justificar a ação inusitada, o parlamentar usou a tribuna da Casa de Leis para revelar que o prefeito José Bonifácio Rocha, o Facinho, havia tentado lhe comprar dando-lhe propina de R$ 300 mil reais.
Sababa Filho afirmou que o gestor municipal enviou o dinheiro para que ele renunciasse ao cargo. Durante o pronunciamento acalorado, o vereador disse que entraria para história como único vereador que não quis se vender para o prefeito.
“Como vereador morto, mas vendido eu não saio. Eu esperei, aqui é a minha carta, que eu vou rasgar. Se eu fosse renunciar o mandato, eu ia rasgar esse diploma. Como eu disse, posso sair morto, porque hoje eu posso estar assinaando a minha sentença de morte e os meus familiares que tomem cuidado com a sua vida”, disse.
“Porque o que eu recebi para renunciar o mandato está aqui, está aqui dentro desta mochila. Eu vou jogar pela janela, porque o que é do povo, dinheiro da saúde, dinheiro da educação, ele tem que ir para mão do povo.”
História controversa
Cleverson – Sababa é opositor a atual gestão, e aliado do ex-prefeito Mazinho Leite, que apoiou o senador Weverton Rocha (PDT) em 2022. Já o prefeito Facinho apoia o governador Brandão, ou seja, a recha política vem desde as eleições passadas.
Apesar de dizer que devolveu os R$ 300 mil reais ao povo, que seria o suposto suborno, o público que viu a ‘encenação’ contabiliza que nem a metade do dinheiro foi jogado pela janela.
Ainda conforme apuração da redação do JIB, o parlamentar não teria nenhuma prova que confirmasse a tentativa de suborno do prefeito. Há uma hipótese levantada na cidade que o dinheiro pudesse ser dele mesmo, ou ainda, Sababa tenha conseguido auxílio de alguém para fazer da Câmara Municipal um picadeiro de circo.