Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Grupo de indígenas derrubam torres da energia no Maranhão

Reserva indígena Cana Brava (Foto ilustrativa)

Um grupo de indígenas da Aldeia Coquinho situada, entre os municípios de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Grajaú, no interior do Maranhão estão derrubando torres de transmissão de energia da Eletronorte.

De acordo com informações apuradas pela redação, esse grupo de indígenas exigem R$ 17 milhões de reais e mais um salário mínimo para cada família da Aldeia Coquinho. Conforme fontes, um acordo já havia sido realizado entre a empresa e os indígenas da região para que as torres de transmissão pudessem passar por dentro das reservas indígenas.

‘’Nós moramos aqui dentro da reserva indígena Cana Brava no município de Jenipapo dos Vieiras e a rede da Eletronorte corta a reserva da região Cana Brava. Mas algo que eu quero esclarecer aqui para as autoridades que não são todos os indígenas da reserva Cana Brava que se encontra nesse movimento que está acontecendo lá na Aldeia Coquinho, hoje. Então derrubaram a rede mais uma vez da Eletronorte. Tem um grupo e tem outro grupo que não concorda que o está acontecendo hoje na aldeia indígena. E também entender que não é todo indígena da Aldeia Coquinho que apoia esse tipo de delito que está acontecendo na região’’, denunciou o cacique Rogério que representa uma das aldeias da reserva indígena Cana Brava.

As autoridades devem investigar o caso.

Sair da versão mobile