Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Internet para diminuir desigualdades

José Reinaldo Tavares, ex-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe). Foto: reprodução

A desigualdade é uma chaga social e temos que combatê-la. Vamos combater diretamente as causas da desigualdade social por meio das Casas de Esperanças, que terá um projeto piloto completo no  Gapara, comunidade da área Itaqui-Bacanga. Em 2023, vamos fazer a primeira, pois é quando todos os projetos estarão prontos para poder contratar a construção. Todos que já o conhecem se espantam com a amplitude e os benefícios sociais do programa. Será o maior e mais eficiente programa de ataque direto às causas da desigualdade social já realizado no Brasil.

Até a venda de crédito de carbono vai ajudar a realizar esse projeto. No próximo artigo, prometo explicar direitinho o que é o crédito de carbono e seus benefícios para o clima e para financiar nações que não deixam poluir, coibindo a poluição atmosférica com o gás carbônico. Isso gera um crédito que vale muito dinheiro pelo bem que causa a humanidade.

De maneira difusa, nada é mais importante do que o acesso de todos à internet, por meio de celulares e computadores, tablets, ipads ou seja lá como for. Estudantes, de escolas públicas ou privadas, devem ter acesso irrestrito e total. Mas, é necessário que haja acesso à internet de banda larga em todos os municípios do Maranhão, pobres ou ricos. Ninguém pode ficar de fora.

Revolução Tecnológica – Se todos os municípios tiverem acesso, por igual, à internet de banda larga, firme, vai possibilitar uma verdadeira revolução tecnológica a favor da população em geral, melhorando muito o acesso aos serviços de Saúde, desde os emergenciais, às consultas, à marcação de cirurgias e aos importantíssimos diagnósticos feito por especialistas em exames de imagens, que seriam muito mais rápidos, com o uso de bancos de dados e inteligência artificial. Permite também que, mesmo que você more em um pequeno município, por intermédio de videoconferência, médicos especialistas de outros estados poderão lhe atender. Possibilita que você seja cadastrado em um sistema com todas as informações de sua saúde, doenças e operações que fez, remédios que toma, etc. Com isso ficará muito mais fácil o seu atendimento pelos especialistas distantes chegarem ao diagnósticos do que lhe está incomodando. Possibilita, na verdade, uma revolução na saúde pública.

Mas, o mesmo pode acontecer na Educação, na melhoria do ensino da Matemática e do Português, de Línguas Estrangeiras e das Ciências Exatas. Haveria conferências com grandes professores que, mesmo geograficamente
distantes, poderiam fazer palestras sempre muito bem-vindas. Isso desde o Ensino Fundamental até o Médio. “O céu é o limite” como diz a famosa frase e um bom gestor na escola pode fazer um trabalho de excelência, em qualquer lugar.

Na Segurança também haveria uma melhora enorme, desde o monitoramento de qualquer rua em qualquer município, 24 horas por dia, feito pela polícia local ou até pela Secretaria de Segurança do Estado, monitoramento das rotas usadas pelas facções criminosas ou dos pontos mais perigosos de cada cidade. Bancos poderiam ter programas que vigiariam todo o seu entorno. Um avanço fantástico.

Pois bem: por que falo isso? Porque o governador Carlos Brandão está determinado a colocar internet banda larga em todo o estado. E nós estamos colaborando. Dentro de pouco tempo, o governador pode anunciar a boa nova, pois é uma prioridade do governo, que beneficiará a todos, independentemente da idade ou de onde more.

Artigo de José Reinaldo Tavares

Sair da versão mobile