É bem da verdade que há alguns anos o serviço de travessia realizado por ferry-boats entre os terminais da Ponta da Espera e Cujupe tem sido alvo de reclamação por parte dos usuários, no entanto, o governo do Estado na gestão Dino e agora na gestão do governador Carlos Brandão vem aos poucos contornado a situação.
Nas últimas semanas, o serviço de travessia de passageiros de São Luís para a região da Baixada Maranhense e vice-versa ficou comprometido devido problemas nas embarcações que atualmente são operadas pela Serviporto, responsável pelo serviço.
Empenhados, tanto Dino, quando era governador, fez uma intervenção com base na Lei de Concessões (Lei 8.987/1995), quanto o governador Brandão trabalha para que o serviço seja melhorado na sua plenitude.
Em meio a esse impasse, segundo fonte do Jornal Itaqui-Bacanga, os dois senadores, Weverton Rocha (PDT-MA) e Roberto Rocha (PTB-MA) estariam operando nos bastidores sorrateiramente para a realização de manifestações e bloqueio durante essa semana nos terminais, a fim de gerar mais problemas e transtornos aos usuários. O motivo: viés político-eleitoral.
A poucos meses das eleições de 2022, em baixa nas pesquisas de intenção de votos, e agora aliados mais do que nunca, os senatoriais bolsonaristas são pré-candidatos, o pedetista ao governo e o petebista a reeleição ao senado, estão no jogo do vale-tudo para atingir seus objetivos.
A mando de Weverton, com aval de Roberto, utilizaram por meio do marqueteiro (publicitário) do pedetista, Evilson Almeida, que é proprietário da agência de publicidade Enter Propaganda e Marketing que abocanha milhões na prefeitura de São Luís, comandada pelo prefeito Eduardo Braide, para arquitetar e operar as manifestações e bloqueio, com um único fim; tentar queimar a gestão do governador Carlos Brandão. ‘’O Evilson da Enter, da agência de publicidade que presta serviço para prefeitura, é marqueteiro de Weverton. Ele [Evilson] e Weverton estavam na Baixada arquitetando junto com Roberto essas manifestações aí’’, navalhou a fonte que pediu sigilo do seu nome.
Sincronizados para atacar o governo do socialista, enquanto Weverton estava na Ponta da Espera incitando a manifestação, com discursos rasos, como se fosse o salvador da pátria, Roberto usava os microfones da tribuna do senado para discursar sobre os ferrys. O petebista chegou a fazer comparações e inalações fora de contexto e de cunho totalmente político, o que nada tem a ver com o assunto das embarcações. ‘’Os empresários são vistos como vilões, inimigos e não como parceiros do desenvolvimento’’, reverberou o senador Roberto Rocha ao atacar injustamente o governo do estado.
Para tanto, o governador Carlos Brandão deu uma resposta dura aos adversários e eficiente para a população. A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) confirmou na terça-feira, 17, por meio de nota, que após rodada de negociações com as Cooperativas de Transporte Alternativo da Baixada Maranhense, as empresas Serviporto e Internacional Marítima, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Polícia Militar, foi suspenso um bloqueio das vias de acesso aos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe.
“A MOB esclarece que privilegia o diálogo e que busca incansavelmente regular, da melhor maneira possível, a prestação de serviços das operadoras com os usuários do ferryboat”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com o órgão, no momento o serviço opera com duas embarcações por conta da manutenção que está sendo feita em uma das três em operação, tendo como prioridade de embarque as ambulâncias com pessoas em atendimento de saúde e sistema de segurança pública. Até o final de semana as viagens serão retomadas na sua normalidade.
Agora para quem conhece a dupla de senadores, sabe que durante todos esses anos na vida política pouco, ou nada contribuíram para o desenvolvimento do Maranhão, tentam pagar de moralistas e salvadores da pátria. Tudo isso em ano eleitoral. Lamentável!