Leitura Bíblica
“Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios”
(1 Tessalonicenses 5.4-6 NVI)
Essa carta de Paulo é a que eu acho mais legal. Paulo foi expulso de Tessalônica pelos religiosos locais, depois de pregar na sinagoga. Ao que tudo indica, o público dessa carta era majoritariamente de gentios recém-convertidos.
Ele começa a carta elogiando o pessoal, reforçando a grande mudança pela qual passaram – de idólatras a cristãos – e então começa a explicar sobre os dias vindouros, do retorno de Cristo como Rei do mundo.
Os gentios não tinham a escatologia judaico-cristã que prevê um fim dos tempos. Para eles, o tempo, a história e a vida eram ciclos, a exemplo do que acontece na natureza e nas estações do ano, o tempo como uma linha com um começo e um fim não fazia parte da formação deles.
Mas, essa carta e a próxima falam muito de escatologia. Como todos esperavam a volta de Cristo, e alguns cristãos estavam morrendo, a dúvida era o que aconteceria com os mortos e como isso se encaixava com a segunda vinda de Cristo. Já que isso era uma realidade, Paulo fala da necessidade de estarem preparados para esse dia. Ele quer dizer que não são ciclos com várias oportunidades, mas será uma única vez, e somente quem estiver vigilante será salvo.
O tempo passa, o contexto muda, mas o alerta de Paulo continua válido. Esse dia virá! Não haverá prorrogação nesse jogo! A necessidade de estar vigilante é ainda mais verdadeira!
“Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.” (1 Tessalonicenses 5.19-22)
Paulo termina a carta com orientações para um viver santo, digno, de quem é fiel a Cristo.
Que Deus nos ajude e nos mantenha vigilantes, prontos para o retorno de Cristo.
E que sua graça nos alcance e permita a alegria da vida eterna junto a Jesus, nosso Salvador.
Em nome de Jesus.
Amém.
Autor: Shailon Ian