Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

PF deflagra operação no Piauí e Maranhão para combater crimes previdenciários

''Operação Gêneses'' da Polícia Federal (Reprodução)

Cinco membros de uma mesma família foram presos pela Polícia Federal (PF) no Piauí, suspeitos de ‘criar’ pessoas para obter benefícios previdenciários/assistenciais. As prisões foram parte da Operação Gênese, deflagrada na manhã desta segunda-feira (5).

Documentos apreendidos pela Polícia Federal (Reprodução)

A operação cumpriu de 15 mandados judiciais, nove de busca e apreensão e seis de prisão temporária, expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina. As ordens foram cumpridas em Teresina, Miguel LeãoVitorino Freire (MA) e São Luís (MA).

“A Justiça Federal decretou seis prisões temporárias. Todas de uma mesma família. Cinco [prisões] foram efetivadas e uma pessoa se encontra foragida”, informou o delegado Eduardo Monteiro, da PF.

A família foi presa em Teresina. Ao G1, a PF informou que os membros presos foram uma mulher, seus dois filhos e os respectivos cônjuges. O parentesco do sexto membro, que se encontra foragido, não foi revelado.

“Dos mandados de busca e apreensão, cinco foram cumpridos em Teresina, dois em São Luís, um em Miguel Leão e outro em Vitorino Freire”, afirmou o delegado Eduardo Monteiro.

De acordo com a PF, foram identificados 144 benefícios com indícios de fraude, que causaram prejuízo superior a R$ 14 milhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A polícia afirmou que o dano aos cofres públicos seria superior a R$ 24 milhões, caso não descobrissem os crimes.

Ainda segundo a PF, contas bancárias de oito CPF’s envolvidos nas fraudes identificadas foram bloqueadas pela Justiça. Houve também a suspensão judicial de 32 benefícios comprovadamente falsos.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.

O nome da operação, Gênese, que significa a origem e desenvolvimento dos seres, fazendo referência à especialidade dos investigados, que é a criação de pessoas fictícias para obtenção de benefícios previdenciários.

Fonte||Do G1 Piauí

Sair da versão mobile