Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Órgão dos EUA: Detergente basta para limpar superfícies

Órgão dos EUA informou que detergente é suficiente para limpar superfície contra Covid Foto: Reprodução/ CDC

Com o intuito de frear o avanço do novo coronavírus, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou as diretrizes de limpeza e desinfecção de locais. Segundo informações da CNN, Rochelle Walensky, diretora-geral do CDC, deu declarações durante uma reunião nesta segunda-feira (5).
De acordo com Rochelle, a ciência apontou que pessoas correm o risco de serem infectadas em superfícies contaminadas, mas esse risco é baixo. Para ela, limpar essas áreas regularmente, com detergente ou sabão, é suficiente. Desse modo, a desinfecção não seria necessária para todos os casos.

– A desinfecção só é recomendada em locais fechados, escolas ou casas onde houver casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, dentre as últimas 24 horas – disse ela.

Foi defendido ainda que, em muitos casos, não é recomendado o uso de nebulizações, fumigações e pulverizações eletrostáticas, visto que “como métodos primários de desinfecção, e na realidade trazem vários riscos à saúde”, conforme reportou a CNN.

Segundo a diretora do órgão, a transmissão através de superfícies poderia ser reduzida pelo uso correto de máscaras e higiene das mãos.

O CDC também usou as redes sociais para divulgar atualizações sobre como as pessoas devem se cuidar. A publicação indica o link de uma espécie de manual com instruções sobre limpeza de superfícies, itens e ambientes.

– A Covid-19 se espalha principalmente por meio do contato próximo entre as pessoas, mas é possível ser infectado ao tocar em superfícies cobertas com germes. Proteja-se e aos outros: use máscara, lave as mãos e limpe as superfícies de alto contato com água e sabão ou detergente – afirmou a entidade.

Publicação do CDC Foto: Reprodução
Sair da versão mobile