Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Deputado quer que Câmara reveja aumento do valor de reembolso

Deputado quer que Câmara reveja aumento do valor de reembolso

Deputado quer que Câmara reveja aumento do valor de reembolso

O deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) protocolou nesta quinta-feira (1º) requerimento para que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reconsidere o aumento dado de mais de 170% no valor de reembolso de gastos com saúde dos parlamentares.

“Não achamos razoável, com as milhares de mortes de brasileiros inclusive por não conseguir atendimento médico hospitalar na rede pública, o Poder Legislativo, em vez de cumprir o seu papel de dar o exemplo, acabe por aumentar despesas”, afirmou Moraes.

“Esperamos que a Mesa Diretora busque o entendimento para readequarmos as despesas constantes do ato 185. Ressaltamos, que de antemão, não iremos utilizar os valores constantes do aumento em nossa cota parlamentar”, acrescenta.

O ato, publicado por Lira na segunda-feira (29), aumenta de R$ 50 mil para R$ 135 mil (reajuste de 170,8%) o valor do reembolso de despesas de saúde objeto de análise da segunda-vice-presidência. Caso a quantia seja maior, se faz necessária análise de toda a Mesa Diretora.

Lira justificou que o valor anterior estava defasado. Segundo o documento, o novo limite não criará ônus adicional para a Câmara dos Deputados.

“Essa atualização corrigirá a natural defasagem monetária de um valor fixado no ano de 2015 e proporcionará maior agilidade no atendimento às demandas relativas ao reembolso de despesas com saúde por parte dos senhores deputados. De fato, com a implementação do novo limite, ter-se-á como consequência um menor número de processos sujeitos à deliberação pela Mesa Diretora, descongestionando a pauta das reuniões mediante deliberação pelo próprio segundo-vice-presidente”, diz o ato.

Fonte: R7

Sair da versão mobile