Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Você viu? Chuva forte causa transtornos em São Luís, homem é encontrado afogado no mar e outras notícias da semana no G1 MA

Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do G1 Maranhão na semana de 14 a 20 de março.

Domingo (14)

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril, pelo site da FAPEMA. A ação tem parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Maranhão registrou 407 novos casos de Covid-19 e 14 óbitos pela doença. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no domingo (14).

Desde o início da pandemia, o estado já contabilizou 228.8411 casos e 5.483 mortes pelo novo coronavírus.

Segunda-feira (15)

 

A chuva forte registrada em São Luís no início da manhã de segunda-feira (15) causou transtornos logo nas primeiras horas do dia. Pouco antes das 9h diversos pontos de alagamentos foram registrados na capital.

Entre os pontos de alagamento registrados estiveram trechos na Avenida Daniel de La Touche, da Via Expressa, Avenida dos Holandeses, Avenida Senador Vitorino Freire, Anel Viário. Além de uma árvore que tombou no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo.

Na manhã de segunda em meio a forte chuva que caiu em São Luís, uma jovem de 23 anos entrou em trabalho de parto e precisou recorrer aos bombeiros.

A jovem estava sentindo fortes dores devido à dilatação e foi para dentro da academia do Corpo de Bombeiros, no bairro São Raimundo. Ainda no carro, os militares realizaram o parto e mãe foi levada ao hospital. Ela e o bebê passam bem.

Terça-feira (16)

 

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão perdeu o controle após um dos pneus estourar. Em seguida, o veículo colidiu frontalmente com um motociclista que trafegava pela via. Um dos pneus estava careca.

Na tarde de terça o Maranhão recebeu mais 116.800 doses da Coronavac, sendo o sétimo lote da vacina.

Os imunizantes foram enviados pelo Ministério Saúde e terão como público-alvo trabalhadores da saúde e pessoas de 75 a 79 anos residentes nos 217 municípios do estado.

Quarta-feira (17)

 

Pelo segundo ano seguido, a programação da Semana Santa no Maranhão ficou comprometida por causa da pandemia da Covid-19 e precisará passar por adaptações para ser realizada.

Um comunicado emitido pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário informou sobre as medidas a serem adotadas na Semana Santo de 2021.

A previsão de entrega, segundo o governador, seria para abril deste ano. Até agora, o Maranhão já recebeu um total de 388.471 doses de vacina, divididas entre CoronaVac e AstraZeneca/Oxford.

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, afirmou na quarta que prevê forte pressão sobre o sistema de saúde do país nas próximas seis semanas, devido ao aumento do número de internações por Covid-19.

Ao G1, Carlos Lula explicou que a situação crítica nos hospitais do país pode se estender por todo o mês de março até as duas primeiras semanas de abril. Ele alerta que já há registro de mortes de pacientes com Covid-19, em filas de espera por leitos no sistema de saúde do país, principalmente na região Sudeste.

Quinta-feira (18)

 

As prisões foram realizadas nas cidades de São Luís, Alto Alegre do Maranhão, Itapecuru-Mirim, Codó, Coroatá e Barra do Corda. As investigações duraram dois anos e durante este período, a polícia apreendeu cerca de 500 kg de drogas, com o valor aproximado de R$ 500 mil reais.

Por meio de uma rede social, o prefeito informou que as doses serão aplicadas em idosos de 73 e 74 anos, que estão cadastrados na plataforma Vacina São Luís.

A Prefeitura de Timon, cidade localizada a 450 km de São Luís, informou na quinta-feira (18), que a Ponte João Luís Ferreira, conhecida como Ponte Metálica, que liga a cidade maranhense à Teresina (PI), foi totalmente interditada por três dias, para restringir a circulação de pessoas e evitar o avanço da pandemia de Covid-19.

O tráfego de veículos nos dois sentidos só será liberado na segunda-feira (22). De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada devido ao aumento do número de casos de Covid-19 em Timon.

Sexta-feira (19)

 

O fechamento de bares e restaurantes, redução do horário comercial e suspensão do serviço público ainda estarão vigente até o domingo (28).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou na sexta o sistema de testagem drive-thru para a Covid-19, no Parque do Rangedor, em São Luís.

Desde o início do funcionamento do serviço, em 20 de janeiro, o local realizou mais de 30 mil atendimentos. De acordo com a SES, dos testes realizados, 80% deram resultado negativo.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou na sexta que o estado possui estoque de anestésicos usados para a intubação e sedação de pacientes internados com Covid-19 somente para os próximos 20 dias.

Segundo o governador, o Maranhão espera o repasse dos insumos feito pelo governo federal, que ainda não realizou uma nova compra. Dino explica que o estado tem tentado comprar o medicamento com fornecedores da indústria nacional, mas eles alegam que não possuem insumos suficientes para a venda.

Sábado (20)

 

Na manhã de sábado (20), um homem foi encontrado afogado no mar, próximo a Avenida Beira-Mar, em São Luís.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estiveram no local. O homem foi retirado da água, mas já sem vida. Segundo as primeiras informações, não havia sinais de violência e ele não chegou a ser identificado.

No sábado o Maranhão registrou 1056 novos casos e 38 mortes por Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde o início da pandemia, ao todo, já fram registrados 233.764 casos e 5.678 óbitos pela doença.

Dos casos registrados, 152 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 118 em Imperatriz e 786 nos demais municípios do estado.

Fonte: G1
Sair da versão mobile