Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Mineral marciano é encontrado preso em gelo na Antártida

Continente mais frio do planeta pode chegar a 89,2° C Foto: Henrique Setim | Unsplash

Um estudo liderado pelo geólogo Giovanni Baccolo demonstrou que os mistérios do continente antártico podem contribuir para desvendar enigmas científicos até mesmo de fora do planeta. Após escavar junto à sua equipe mais de um quilômetro de gelo, o pesquisador se deparou com um mineral raramente visto na Terra, mas abundante em Marte: a jarosita.

O material marrom amarelado foi visto pela primeira vez no planeta vermelho em 2004 pela Nasa. Os cientistas, entretanto, vinham levantando hipóteses sobre como poderia ter ocorrido a formação do mineral em solo marciano, mas a descoberta na Antártica pode representar uma pista valiosa.

Na Terra, a jarosita se forma raramente em resíduos de mineração expostos ao ar e à chuva ou em regiões vulcânicas. No entanto, ao observarem (por meio do microscópio eletrônico) o mineral encontrado no continente mais frio do planeta, os pesquisadores concluíram que ele foi formado em bolsas de água dentro do gelo.

De acordo com Baccolo, o estudo mostra como as geleiras podem ter contribuído para a composição química do planeta vermelho, já que o material pode ter se formado em solo marciano da mesma maneira.

– Marte é um lugar empoeirado; tudo está coberto de poeira. Mas, embora o gelo pudesse ter fornecido o ambiente úmido necessário para que a poeira ácida se transformasse em jarosita, os cientistas nunca viram poeira e gelo reagindo quimicamente para formar o mineral – disse o autor da pesquisa à revista Science.

Agora, o cientista visa investigar como o gelo encontrado em Marte pode ter formado outros minerais.

Sair da versão mobile