Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Inspeção no Complexo Penitenciário de Pedrinhas é realizado pelo Judiciário

A Unidade de Monitoramento do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (UMF/TJMA) e a 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís realizaram inspeção no Complexo Penitenciário.

Segundo o Coordenador da UMF, juiz Marcelo Moreira, “a inspeção, primeira realizada neste ano pela Unidade de Monitoramento, marca a retomada da atividade fiscalizatória do órgão e já de forma presencial, o que garante uma avaliação mais fidedigna da situação carcerária no maior complexo prisional do Estado”.

Essa é a 1ª inspeção do ano

Ainda segundo Marcelo Moreira, nos próximos dias, a UMF divulgará o calendário das inspeções a serem realizadas neste ano em outras Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs), inclusive do Interior do Estado.

Reforçando a importância da inspeção presencial, o juiz Márcio Castro Brandão (o titular da 1a Vara de Execuções Penais) afirmou que “foi possível extrair impressões mais fiéis sobre como a epidemia impactou a rotina dos internos e os efeitos concretos das medidas de enfrentamento ao coronavírus no sistema prisional”.

Sair da versão mobile