Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Cuidados na quarentena: como tratar pele, cabelo, unhas e barba

(Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock/Getty Images)

Mãos

 (ollinka/Thinkstock/Getty Images)

Embora o uso de álcool gel seja muito importante na luta contra o novo COVID-19, ele pode ressecar as mãos. “O álcool age como antisséptico, ou seja, inibe a proliferação de micro-organismos. Seu uso frequente leva ao ressecamento da pele”, explica a dermatologista Ana Lívia Bagatini.

A mesma coisa acontece com o sabonete ou produtos de limpeza usados para higienizar a casa. Para evitar o problema, basta reforçar a hidratação. “Primeiro, deve ser aplicado o álcool em gel. Em seguida, quando ele secar, o creme para as mãos. Depois, é recomendado que se passe o protetor solar”, reitera Ana Lívia.

O ressecamento excessivo das mãos pode levar à descamação, envelhecimento precoce, irritações e até infecções. E o protetor solar, frequentemente lembrado quando se trata de rosto, também é um grande aliado da região. A especialista explica que costuma recomendar que seus pacientes utilizem o produto com a mesma frequência que o usam em outras áreas do corpo.

A dermatologista Damaris Ortolan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), aconselha usar loções hidratantes que são absorvidas mais rapidamente durante o dia. Desse modo, você não fica com a sensação de dedos pegajosos e escorregadios. Durante a noite, vale optar por produtos mais potentes. “Uma dica muito boa é ocluir as mãos. Passe o creme, e, depois, coloque luvas por cima (de tecido ou algodão, a borracha pode causar irritações). Durma com elas e retire-as no dia seguinte”, ela explica.

Unhas

 (deniskomarov/Thinkstock/Getty Images)

Já que você vai passar mais tempo em casa, que tal fazer um detox nas unhas e deixá-las respirar, ficando sem esmalte por um tempo? “O uso excessivo de esmalte sem o tratamento correto pode deixar a unha ressecada, quebradiça e esbranquiçada”, afirma a dermatologista Martha Fernandes (@dramarthafernandes). A médica aconselha o uso frequente de ceras nutritivas específicas para elas, que conseguem penetrar bem.

Outra recomendação importante é deixá-las mais curtinhas. “Por conta da pandemia, o ideal é que cortemos bem as unhas. Quando elas estão compridas, podem funcionar como locais de abrigo para sujeira. E precisamos evitar tudo que seja facilitador da proliferação do coronavírus”, afirma Martha.

Rosto

 (bernardbodo/Thinkstock/Getty Images)

Para quem ainda está confuso e/ou sem foco para seguir todas as etapas do skincare, o dermatologista Victor Bechara (@drvictorbechara) preparou um guia para os dias de quarentena, com dicas de como cuidar, reparar e relaxar. Confira:

Uma dúvida que pode surgir agora que estamos em casa: o filtro solar no rosto é mesmo necessário? Damaris Ortolan explica por que que sim: “Mesmo em casa, ficamos perto de janelas, fazemos exercícios no quintal e na sacada do apartamento. Portanto, temos contato com os raios ultravioletas, que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de pele”, diz a dermatologista.

Além disso, também existem as luzes visíveis da lâmpada, do celular, TV e computador. “Não foi comprovado que essas fontes de luminosidade podem causar câncer. Mesmo assim, podem favorecer o aparecimento de manchas”, ela complementa.

Quer fazer uma máscara caseira? Veja duas opções que Victor Bechara indicou:

Máscara calmante

Misture e aplique no rosto, fazendo movimentos leves e circulares. Espere de 10 a 15 minutos ou até secar. Retire suavemente a máscara com água.

Máscara esfoliante e hidratante

Misture os dois ingredientes e aplique delicadamente no rosto, massageando em movimentos circulares. Deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue com água.

A seguir, duas sugestões de Martha Fernandes:

Máscara anti-acne

Corte o pepino com casca em cubinhos e bata no liquidificador junto com o leite (ou água) e a clara do ovo até formar uma mistura homogênea. Aplique com a ajuda de um pincel e deixe agir por 15 minutos até secar. Retire a máscara e enxágue com água morna.

Máscara para esfoliação

Misture os ingredientes até ficar homogêneo. Aplique no rosto e esfolie suavemente com movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos e enxágue.

Corpo

 (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock/Getty Images)

Não esqueça do resto do corpo! A pele de algumas regiões também pode precisar de um reforço na hidratação. “Além do creme hidratante, é importante tomar muita água e se alimentar bem. Não só para a pele, mas para a saúde do cabelo. A qualidade dos dois está muito relacionada com o nosso funcionamento intestinal”, diz Damaris.

Cabelo

 (gpointstudio/Thinkstock/Getty Images)

Já os cuidados com os fios variam muito de pessoa para pessoa. Se seu cabelo é muito oleoso (ou se você pratica exercícios físicos todos os dias e fica muito suado), vale lavar diariamente. “O couro cabeludo muito sujo propicia o aparecimento de caspa, dermatite e seborreia”, explica Damaris.

Agora, se esse não é o seu caso, não precisa lavar todos os dias. “E como estaremos em casa, não precisamos utilizar secador e chapinha com tanta frequência, já que eles danificam os fios. Deixe o cabelo secar naturalmente”, afirma Martha Fernandes. Aproveite essa temporada para investir na hidratação dos fios.

Barba

A recomendação geral é que as pessoas abandonem as barbas mais compridas. “Tirar ou aparar é o mais higiênico, já que os pelos do rosto podem acumular gotículas — meio de transmissão do coronavírus. Agora, se você optar por mantê-la, será preciso redobrar a higienização”, explica Martha.Lave a região com frequência (a dermatologista recomenda mais de uma vez ao dia), utilizando água e sabonete para pele sensível. “E toda vez que  fizer a barba, passe um hidratante calmante ou faça uma compressa de chá de camomila gelado para evitar irritações.”

Fonte: Boaforma.abril.com.br

Sair da versão mobile