Ícone do site Jornal Itaqui Bacanga

Dia do artesão é comemorado com programação especial no Ceprama

Centro de Promoção Artesanal do Maranhão (CEPRAMA) Foto/Reprodução

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realiza nesta terça – feira (19), programação especial em alusão ao Dia Mundial do Artesão. As atividades serão realizadas no Centro de Promoção Artesanal do Maranhão (Ceprama), às 16h, com rodas de conversas, apresentação de algumas práticas artesanais do estado e encerramento com atração cultural. A homenagem é direcionada aos artesãos que vendem e expõem no Ceprama.

A programação tem início com roda de conversa sobre “Artesanato como Negócio” ministrada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), logo após o bate papo será sobre “A Importância da Identidade do Artesanato”, em seguida, a roda de diálogo será sobre o Programa de Governo para o Artesanato, sua aplicação e ações, ministrada pela coordenadora do Programa Artesanato do Maranhão, Viviane de Jesus. O encerramento será com uma grande festa com bloco Os Feras.

O Ceprama conta com exposição permanente de artesanato. Nos estandes são comercializados produtos em fibra de buriti, azulejaria, vime, fibra de tucum, em chifre, especiarias, madeira e cerâmica, além de bebidas.

Dia do artesão

O Dia do artesão é comemorado no dia 19 de março por ser o dia de São José, marceneiro reconhecido como primeiro artesão da história da humanidade e padroeiro dos artesãos.

A palavra “artesão” significa “indivíduo que pratica arte ou ofício que depende de trabalhos manuais”, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias.

Programação

10h – Abertura do Evento

10h40 – Roda de Diálogo – Programa Mais Artesanato

11h30 – Abertura da Exposição de Artesãos do Município de São Luis e de Associações;

12h – Intervalo para almoço

14h – Apresentação “Fazeres dos Mestres Artesãos Maranhenses”

15h – Encerramento – Apresentação cultural – Tambor de Crioula do Mestre Amaral

Sair da versão mobile